Junta de dilatação


     Não é raro encontrar alguém assustado observando uma fissura na parede de um prédio, ou no piso de uma garagem. Logo vem a pergunta: e essa rachadura aqui? Não existe rachadura, e sim uma junta de dilatação.
    Devido as trocas de temperaturas, os materiais se dilatam ou contraem, alguns mais, outros menos. O concreto é um deles. No calor ele expande, e no frio ele contrai. Por isso as estruturas e panos de laje precisam de uma junta de dilatação. Um prédio grande por exemplo, na verdade pode ser “dois prédios” unidos. Um edifício concebido com duas ou mais estruturas separadas.
     Além das trocas de calor, existe também a acomodação das estruturas, que devem ser previamente calculadas para evitar que fissuras possam causar danos a elas.
     É muito normal ver juntas de dilatação em grandes supermercados, pontes de concreto, até em calçadas, onde pode-se observar a utilização de madeira para separar panos diferentes de concreto para evitar fissuras.
     O rejunte da cerâmica – espaço entre elas vulgarmente chamada de “fuga” – nada mais é do que uma junta de dilatação.
    Existem diversas maneiras para se trabalhar uma junta de dilatação, como por exemplo: réguas de madeira, réguas de metal, de plástico e até mesmo isopor. Estas peças promovem a separação (criam um espaço) em materiais como concreto, cimento etc. para acomodar a movimentação.
   Eis aqui uma miniatura que mostra exatamente a função da junta e como deve ser executada:




Vejam algumas fotos abaixo de juntas de dilatação:






7 comentários:

theo renato disse...

Para mim esta foto desta rachadura que nada tem a ver com junta de dilatação não passa de um fake e mal feito, pois eu duvido que uma rachadura ou junta de dilatação deste nível aguentaria a trepidação e o peso dos veículos na Ponte. Concordam? luremag@gmail.com

Rafael Zimmermann disse...

Prezado Theo Renato.
Lamento que a foto que tem apenas o objetivo de ilustrar o texto da postagem tenha lhe chamado tanta atenção.
É uma imagem da internet, e foi inserida na postagem apenas para que as pessoas tenham ciência que em uma ponte por exemplo, existe junta de dilatação.
Dispenso comentários depreciativos que não tenham o intuito de colaborar, e sim de agredir um trabalho que é feito com muito carinho para o público que nos visita.

Paulo Azevedo disse...

Pesquiso e pesquiso, mas nenhum site me diz o nome da madeira que uso como sarrafo para fazer junta de dilatação em calçada. Pode ser de pinus (madeira usada para fazer vigas e colunas em obra)?

jose vitor vieira disse...

A junta na ponte tem função sim, essa junta é da ponte Rio Niteroi.

Rubens Patrick disse...

Não é questão de concordar. Você está absolutamente enganado e está propagando um Hoax. Sim, trata-se de uma junta de dilatação na ponte Rio Niterói. Pare de confiar em mentiras e te garanto que com uma pesquisa simples na internet mesmo (nem precisa levantar sua bunda preguiçosa da cadeira) você verá que não se trata de rachadura.

Rubens Patrick disse...

Não se desculpe. A foto da ponte trata-se de uma junta de dilatação.

elias parra disse...

melhor madeira para juntas de dilatação são as madeiras nobres como ypê pau ferro, aroeira, maçaranduba. pois as madeiras brancas e moles apodrecem e fica um buraco nas juntas.

Postar um comentário