Construção sustentável


    Uma edificação ecológica deve ser concebida com alguns itens indispensáveis para cumprir com seu papel de “ambientalmente correto”.
    Criei esta postagem simples e objetiva de forma a orientar quanto ao básico de uma edificação ambientalmente correta:

1 – Preservação ambiental: influenciar o mínimo possível no meio em que será inserida, que esteja de acordo com determinados padrões de impacto ambiental.
“É preciso sempre olhar o meio-ambiente como um fator limitante, interferindo o mínimo possível e fazendo a natureza trabalhar a favor da arquitetura da casa” - Arquiteta e bióloga Martha Nader, da Ecohabitar Arquitetura e Construção.

2 – Uso racional da água: Captação de águas das chuvas. Ao captar a água a obra pode reaproveita-la em torneiras de jardim, vaso sanitário, para lavar calçadas e veículos e ainda resfriar os ambientes. Se não puder captar ou reaproveitar a água das chuvas instale louças sanitárias que usam menos água.

3 – Eficiência energética: Iluminação natural e artificial. A iluminação natural é o fator mais importante para economia de energia. A iluminação artificial deve ser de LED, pois economiza energia e produz menos calor. O uso de sensores de presença também é uma boa pedida. A instalação de placas de energia solar é uma ótima fonte de economia de energia.

4 – Materiais: O mercado da construção civil dispõe de uma série de materiais de plástico, aço, alumínio entre outros, que são frutos da reciclagem. Caso seja indispensável o uso da madeira, que seja de origem de manejo florestal.

5 – Climatização: Ventilação e cores. É indispensável que uma obra sustentável tenha excelente ventilação natural. O ar deve entrar na edificação, circular entre os ambientes e depois sair com facilidade. O uso de brises também reduz a incidência de sol. A cor da edificação deve ser clara, evitando absorver calor e a tinta não deve liberar resíduos tóxicos. Telhado verde que vem sendo amplamente difundido é uma excelente opção. 

2 comentários:

Tatiana disse...

Parabéns pelo blog, muito interessante. Também trabalho nessa área, sou arquiteta e moro em Joinville. Tenho um portfólio virtual se tiver interesse em conhecer :) www.behance.net/arqtatiana
Tudo de bom!

Rafael Zimmermann disse...

Obrigado Tatiana. O seu portifolio também é muito interessante. Parabéns!!!

Postar um comentário