Mas afinal, qual a diferença entre Engenheiro Civil e Técnico em Edificações?


    Diferentemente de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, que são cursos de nível superior, o Técnico em Edificações é um curso de nível médio.
Além disso, a duração de cada curso também é muito diferente – 05 anos contra 02 anos.
Como Técnico em Edificações consciente que sou, jamais falaria que ambos estudam a mesma coisa, mas o Técnico pode assinar só 80 m². Que o Técnico trabalha pra burro, mas é a assinatura do Engenheiro vale mais. Respostas absurdas desse tipo lí em fóruns sobre o tema na internet.
    O Técnico em Edificações é um profissional habilitado, que em obra pode tranquilamente promover o elo de ligação entre o Departamento Técnico (Engenheiro e Arquiteto) e a mão de obra (mestres e pedreiros). Um Técnico em Edificações pode atuar como Projetista Civil, pode ser responsável pelo dia – a – dia em uma obra, pode trabalhar como orçamentista, com qualidade, entre uma extensa lista de funções dentro de uma empresa de construção civil.
    Em um Curso Técnico de Edificações você estuda Cálculos Estruturais (muito embora não possa assinar responsabilidade técnica de estruturas), Projeto Arquitetônico (pode assinar a responsabilidade por até 80m²), Materiais de Construção Civil, Topografia, Orçamentos, Empreendedorismo, Normalização e Projetos, entre outras. Todavia a matéria que considero mais importante é a Aula Prática.
    Na aula prática os estudantes de Edificações colocam a mão na massa, locando obras, fazendo formas, armando aço, concretando pilares e vigas, construindo telhados, pintando e texturando paredes, criando tubulações de água fria e esgoto sanitário, etc.
    O Técnico em Edificações é habilitado pelo CREA, normalmente como os engenheiros.
Claro que como em outra área ou formação qualquer, existem profissionais e PROFISSIONAIS. Se uma pessoa frequenta um curso de Edificações só por frequentar, será um profissional destes que circulam pelo mundo sem saber a que veio. Já aqueles que sabem o que querem, e sabem onde querem chegar, um Curso Técnico em Edificações  pode lhe abrir várias portas. Hoje em dia este curso está em alta, faltam técnicos em edificações no mercado de trabalho.
    Em uma empresa organizada e consciente, onde não há disputas por poder, onde o ego de determinadas pessoas não precisa ser massageado diariamente, um Técnico em Edificações pode contribuir muito com suas habilidades.
    Quando me perguntam: Rafael você é Engenheiro ou Arquiteto? Respondo: Sou Técnico em Edificações, com muito orgulho!

9 comentários:

carlinhos disse...

Muito bom mesmo! Estou agora, chegando aos 50, fazer um curso de Edificações. Já fui da antiga Escola técnica federal (agora cefet), não sei se volto pra ela ou fazer em um curso técnico em edificações, na minha cidade tem dois (Apoema e Itam). Como tenho um superior em outra área e posso fazer um pós em arquitetura em "construções renováveis", pretendo fazer os dois. Abraço. Se poder me responder agradeço. (carlospereira363@ymail.com).

Rafael Zimmermann disse...

Respondido.

Marcus disse...

Técnico é uma área da engenharia ou da ciência natural ou humana. É mais focada e mais restrita. Já o graduado tem mais possibilidade de atuar em diversas esferas da área em que se formou e ganha bem mais (até cinco vezes mais) que um técnico. Entretanto, há mais vagas para técnicos do que para engenheiros. De fato, o melhor mesmo é ter cursado as duas áreas. Técnico em Edificações e Engenharia Civil.

Paulo Ferreira disse...

Estou estudando Edificações e acredito ser uma função muito importante para o setor da construção civil. Gostei muito de seu artigo e pretendo me tornar uma bom profissional.

Rafael Zimmermann disse...

Realmente Paulo Ferreira, o Técnico em Edificações é um profissional bem requisitado no mercado de trabalho, e, esforçar-se para ser um profissional diferenciado é o que vai te levar a ser reconhecido e bem remunerado. Conheço técnicos que ganham tanto quanto engenheiros e arquitetos, em face é claro, do seu nível de comprometimento.

Unknown disse...

Fato o segredo ta ai, nivel de comprometimento entre vc e a empresa.

Jeferson Silva disse...

Cara, muito bom seu artigo. Agora me tira uma duvida se você souber claro. Qualquer instituição que oferece o curso de tecnico em edificações ao termino do curso eu recebo o CREA? Porque eu vou me inscrever pelo pronatec da uninove. E eu também estou em duvida se já faço o curso de engenharia civil ou se vou primeiro para o tecnico em edificações e depois faço engenharia. Se puder me responda por e-mail: Silva_jeferson92@hotmail.com... Abraço!!

Rui Sousa disse...

Quem ganha mais mestre de obras ou técnico em edificações?
Estou na dúvida qual curso fazer.

nathann disse...

Bem requisitado, mas não valorizado, nem pelo mercado, nem pelo CONFEA E CREA

Postar um comentário