Fases de uma obra

As fases de uma obra são:

PROJETO:
É a fase onde os desejos do consumidor precisam ser totalmente atendidos. É a fase mais importante onde se garante a especificação dos produtos que serão aplicados na obra nas fases seguintes. É uma área de trabalho muito interessante e bem remunerada.


INFRA-ESTRUTURA:
Nesta fase é realizada a preparação do terreno, como aterro, cortes, a construção do barracão de obras, etc. É nesta etapa que é feito o pedido das ligações provisórias de água e energia elétrica, necessários para o andamento da obra.









FUNDAÇÃO:
São os alicerces da edificação, são as estacas, blocos, sapatas, baldrames (vigas no solo).









ESTRUTURA:
É toda a parte estrutural da edificação. Considera-se como estrutura além das já citadas em FUNDAÇÃO os pilares, as vigas (vigas aéreas também chamadas de viga de cobertura) e as lajes. Os intens de fundação e estrutura se dividem em outros itens, além de haver centenas de variações destes componentes. No que diz respeito a importância de execução esta é sem dúvidas a fase mais importante, pois é muito difícil e caro fazer possíveis consertos de erros na  estrutura posteriormente. Por exemplo, uma cerâmica mal instalada pode facilmente ser substituída, já um pilar ou uma viga mal executada é muito difícil se ser consertada.









 VEDAÇÕES:
Trata-se do chamado fechamento e divisão dos cômodos da edificação, normalmente de alvenaria. As variações são muitas, podendo a vedação ser executada em madeira, gesso, isopor, além do próprio concreto. Neste tópico incluímos a colocação de portas e janelas, instalações de água e energia elétrica.









 COBERTURA:
É a execução da cobertura da edificação, que pode ser com telhado ou laje. A cobertura possui um infinidade de elementos, tipos e modelos. Tema este que posso abordar a fundo em um próximo post.









ACABAMENTO:
É a finalização da obra, constitui a instalação de cerâmica, aparelhos sanitários, pintura etc. 
É a parte da obra onde os insumos são os mais caros.

2 comentários:

Soll disse...

Rafael,

Boa tarde!

Seu post está perfeito: simples e bem fácil de entender.

Poderia, por favor, piblicar um sobre "fase de construção industrial" e não residencial?

Att,

Soll

Rafael Zimmermann disse...

Boa tarde Soll.

Infelizmente não tive nenhuma atuação na área industrial, nem com projeto nem execução.
Devem haver blog's nesta área que possam lhe ajudar.

Postar um comentário