Níveis

     O nível na construção civil é algo de importância incalculável. Muitas vezes esquecido no Projeto Arquitetônico, acaba passando despercebido pelos projetos complementares e aí o resultado é certo: problema na execução.
      Aqui em Joinville existem incontáveis casos de esquecimento de troca de nível em varandas, sacadas, garagens etc. Um prédio em especial, foi todo executado em um nível só, em todos os pavimentos. Qual o problema em esquecer de não especificar as trocas de nível em projeto? R: Água ultrapassando os seus limites. Em sacadas por exemplo, na primeira chuva você terá água em todos os ambientes. No Box, água por todo o banheiro.
      Na teoria isso já é péssimo, na prática é terrível. Toda e qualquer medida será apenas paleativa, cura não há. A única solução é criar o desnível elevando o contrapiso, e aplicando a cerâmica novamente.
      A responsabilidade maior, ao meu ver é do Projetista Arquitetônico, pois quem fará os projetos complementares não é obrigado a lembrar disso.
      É muito importante criar um desnível para o Box do banheiro, a lavanderia (área de serviço) deve estar em um nível abaixo do restante da edificação. Banheiros de suítes também devem ficar abaixo do nível do quarto. Nas sacadas é INDISPENSÁVEL criar o desnível. As garagens também devem estar em um nível inferior.
      As cotas de nível devem estar presente logo abaixo da legenda do ambiente, representada por este símbolo em planta baixa:       




e por este símbolo em corte:


      As cotas de nível tem inúmeras funcionalidades, pois ao fixar o nível 00 qualquer pessoa saberá a que altura está cada ambiente. Eu fixo o nível 00 no solo ( em casos onde o terreno é plano). Em situações onde o terreno tem desnível, vale a pena solicitar um levantamento topográfico planialtimétrico com as cotas de nível reais do local.


   Lembre-se que a responsabilidade de não colocar as informações em projeto é só do projetista caso algo saia errado.

3 comentários:

Unknown disse...

muito bom. gostaria de saber se um terreno (com 1ª simbologia de nível da figura a cima) se encontra com numeração -4,35 (por exemplo). Ele esta em decliver a 4,35m? é onde acaba o decliver?

Vagalumeazul disse...

Muito esclarecedor. Obrigada.

Joaquim Adamo disse...

OBRIGADO PELA AJUDA.KITO MOCAMBIQUE

Postar um comentário