Centrais de Gás

      Apesar de o meu Blog ser sobre Projetos Arquitetônicos, não posso fugir de temas importantes que precisam ser bem lembrados durante a elaboração do Projeto.
      Trago hoje algo que é corriqueiro na vida dos projetistas: as centrais de gás.
      A central de gás deveria ser feita em qualquer projeto de residência, mas elas só são obrigadas em residências multifamiliares, obras comerciais e industriais.
      A central de gás de residências multifamiliares coomo geminados por exemplo, são constituídas de pequenos abrigos, com aberturas nas laterais, porta feita em gradil ou tela, tudo isso para que em caso de vazamentos a chance de incêndio seja mínima.
      Em prédios opta-se por centrais de gás maiores, específicas para cada caso, que venham a abrigar Tanques GLP com maiores capacidades. No caso de Geminados adota-se Recipientes (botijões) de 13 kg.
      Para cidades que seguem as normas dos Bombeiros Militares é necessário que a central de gás tenha lugar para recipiente reserva. Cidades que seguem normas dos Bombeiros Voluntários não precisam reservar este espaço.
      Na imagem a seguir, disponho a Central de Gás que uso nos meus projetos geminados, casas em condomínios, ou até mais de uma casa em um mesmo lote:

Central de gás também faz parte da arquitetura, portanto quem gosta de inovar pode dar à sua central um design mais fashion...

Quem tiver dúvidas pode me escrever!
Abraços
     


3 comentários:

Arquiteto & Urbanista disse...

Boa Tarde Rafael, estava procurando um modelo de central de gás e encontrei teu site. Faço minhas tuas palavras, Arquitetura é a busca de soluções para um projeto completo, assim como seus complementares.
Abraço
Arquiteto & Urbanista
Cristiano Colares

sergio disse...

Olá Rafael, sou o administrador do meu prédio que tem 30 anos de idade. Gostaria de saber se para alterar o sistema da central de gás de p45 para p190, removendo ela do lugar para outro, tudo dentro das normas da ABNT e Bombeiros, precioso solicitar licença ao autor do projeto do prédio?

padaria chef das massas disse...

ola rafael!!
este modelo; posso usar tb numa pequena fabrica de paes que estou legalizando?

Postar um comentário